A RTP Internacional anunciou um conjunto de mudanças bastante oportunas nas suas emissões e que se consubstanciam fundamentalmente na adaptação dos programas aos fusos horários dos seus telespectadores, alargamento das horas de emissão, realização de novos programas e na colaboração da RTP Açores e Madeira nos blocos informativos das emissões dirigidas ao Continente Americano.
A RTP Internacional e a RTP África são dois instrumentos fundamentais na divulgação de Portugal no mundo e na relação com a nossa diáspora, estimada em cerca de milhões de pessoas. Vale a pena por isso, reflectir, entre outros aspectos, sobre o papel que estes canais de televisão podem ter na divulgação da imagem externa de Portugal e no promoção dos negócios e das empresas portuguesas.
Pensamos que a RTP Internacional e a RTP África podem ter um papel determinante no estímulo do relacionamento comercial, e até de investimento, entre o tecido empresarial nacional e os empresários portugueses radicados no exterior. Para isso, é necessário que estes empresários se conheçam melhor e que se relacionem mais. Assim, e nas grelhas de novos programas que estão a ser estudadas, valeria a pena (1) alargar o espaço de noticias sobre a economia e as empresas portuguesas com a apresentação dos nossos “campeões nacionais”, como chegou a ser feito recentemente na SIC com o programa "Sucesso.pt" do jornalista Luís Ferreira Lopes; (2) prever que o novo programa da RTP Internacional, “Filhos da Nação”, possa dedicar especial atenção aos empresários que mais se destacaram na diáspora portuguesa (têm um bom ponto de partida que é a “long-list” de empreendedores do último Prémio COTEC); (3) e estreitar o relacionamento institucional entre os 2 referidos canais públicos e as entidades portuguesas directamente envolvidas na promoção económica externa de Portugal.