Em 2008, as exportações de vinhos espanhóis ultrapassaram as francesas, em termos de volume. Nesse ano, os espanhóis venderam 1 690 milhões de litros por um valor de 1 994 milhões de euros, o que representou um crescimento de 8,5%, em termos de volume, e de 8%, em valor, em relação ao ano de 2007.
Na sequência destes resultados a Espanha tornou-se o 2º exportador mundial de vinhos, em volume, atrás da Itália. Em valor, França continua a liderar as exportações mundiais deste produto.
Na sequência destes resultados a Espanha tornou-se o 2º exportador mundial de vinhos, em volume, atrás da Itália. Em valor, França continua a liderar as exportações mundiais deste produto.
No caso de Espanha, os resultados que estão a ser alcançados vêm premiar a estratégia que tem sido implementada, nos últimos anos, pelo ICEX - Instituto de Comércio Externo de Espanha e pelas agências regionais de promoção das exportações ligadas às Comunidades Autónomas produtoras de vinhos. Ou seja, de uma forma bastante articulada têm vindo a promover a chamada "cozinha espanhola" que se tem traduz na realização de acções envolvendo a promoção de vinhos juntamente com a de outros produtos alimentares "Made in Spain", como os queijos, presuntos, charcutaria variada, azeite e azeitonas, entre outros. Como acções "umbrella", o ICEX dispõe de programas de formação internacional em "cozinha espanhola" para "chefs" de todo o mundo, o que faz que com hoje existam restaurantes de "tapas" em qualquer grande cidade (a par do que se verifica com os restaurantes italianos ou franceses esta é uma forma de promoção e venda de produtos alimentares espanhóis).