quarta-feira, 24 de junho de 2009

O CDE e Portugal

O CDE – Centre pour le Centre pour le Développement de l’Entreprise (CDE), acaba de lançar ao último número da sua newsletter institucional.

O CDE, herdeiro de algumas das funções do antigo CDI-Centro para o Desenvolvimento Industrial é uma instituição conjunta do Grupo de Estados ACP (África, Caraíbas e Pacifico) e de União Europeia, criada no âmbito do Acordo de Cotonou, e tem por objectivo o desenvolvimento das empresas privadas do países ACP.
Para concretizar a sua missão, o CDE é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento.

Ao nível dos programas de apoio ao sector privado, o CDE actua em estreita ligação com a Comissão Europeia, Secretariado do Grupo de Estados ACP e Banco Europeu de investimentos, para além de gerir, sob supervisão da EuropeAID/AIDCO, o programa Pro€Invest, programa de partenariado UE-ACP, que tem uma dotação de 110 milhões de Euros.

Até ao aparecimento do CDE, Portugal era o país da União Europeia com maior número de projectos co-financiados pelo CDI – Centro para o Desenvolvimento Industrial, com uma quota de cerca de 20% do total de projectos, e chegou inclusive a ter um Director português.
Actualmente, e segundo consta do site do CDE , esta entidade tem 7 parceiros em Portugal: Caixa Geral de Depósitos, Banco BPI, Millennium/BCP, AICEP, ELO, CPLP e IPAD.