terça-feira, 16 de junho de 2009

Turismo e TAP apostam na Europa Central e Oriental


Depois de vários anos de estudos e análises, a TAP vai finalmente iniciar (ou nalguns casos reiniciar), no corrente mês, as ligações aéreas regulares para Moscovo, Varsóvia e Helsínquia.

Para apoiar e potenciar esta iniciativa, o Governo vai investir 1,12 milhões de euros - 500 mil euros em Moscovo, 417 mil euros em Varsóvia e 200 mil euros em Helsínquia - na promoção de Portugal nessas três cidades, no âmbito de um contrato de promoção, com a duração de três anos, assinado entre o Turismo de Portugal, TAP, ANA e a Associação de Turismo de Lisboa.

Os países da Europa Central e Oriental (não incluindo nesta análise a Finlândia) são mercados ainda marginais para a oferta turística portuguesa mas que apresentam um enorme potencial de crescimento, conforme se tem vindo a constatar desde 2003/2004 em termos do número de hóspedes e de dormidas na hotelaria portuguesa. O destino Portugal goza de boa imagem e os voos directos entre Portugal e os 4 principais mercados emissores (Hungria, Polónia, Rep. Checa e Rússia), complementados com esta aposta promocional, vão com certeza contribuir para um incremento significativo do número de turistas desta região em Portugal.

No primeiro trimestre de 2009, a Hungria, Polónia, Rep. Checa e Rússia foram responsáveis por 81 814 dormidas na hotelaria global portuguesa, referentes a 23 242 hóspedes.
Em relação ao período homólogo do ano anterior (1º trimestre de 2008), e no contexto dos 22 mercados emissores internacionais acompanhados regularmente pelo Turismo de Portugal, a Polónia foi o único país a apresentar um crescimento positivo ao nível dos hóspedes (11,9%) e, juntamente com a Noruega, das dormidas (5,9%) na hotelaria global portuguesa.