sexta-feira, 12 de junho de 2009

A propósito das diversas sessões e seminários sobre o relacionamento económico e comercial Portugal-Angola

Sucedem-se por todo o país os seminários e as sessões de informação e divulgação dirigidas a empresários sobre as oportunidades de negócios existentes em Angola e o relacionamento económico Portugal/Angola. São iniciativas que têm utilidade , organizadas, fundamentalmente, por associações empresariais, câmaras municipais, instituições bancárias, câmaras de comércio e entidades públicas com responsabilidades nesta área, e onde se costuma abordar de uma forma muito genérica e homogénea a realidade económica e empresarial daquele importante país de língua oficial portuguesa (os temas dos seminários são geralmente "Como Investir em Angola", "Como fazer negócios com Angola", "Oportunidades de Negócios em Angola", entre outros) . No entanto, parece-nos que na actual fase de desenvolvimento deste país, urge mudar o formato e a orientação de algumas destas acções. Ou seja, como já tem vindo a ser prosseguido e percebido por algumas associações empresariais e entidades nacionais, dever-se-á privilegiar nestas sessões uma abordagem do mercado angolano que coloque o enfoque na dupla perspectiva da promoção das exportações e do investimento português e, por outro, na dimensão regional e sectorial do mesmo. Assim, passariamos a dinamizar iniciativas que abordassem conjuntamente o tema das oportunidades de negócios/investimentos nas várias províncias angolanas, com destaque para Luanda, Benguela, Huila, Huambo, Cabinda, Namibe, Kwanza Sul, Bengo e Bié, e/ou sobre sectores específicos dessas provincias (por exemplo, o sector agro-alimentar na Huíla, sector das madeiras em Cabinda, sector os materiais de construção em Benguela, sector das tecnologias de informação em Luanda, etc..). Este é um dos vários caminhos que temos que seguir se quisermos continuar a ter uma posição económica relevante no mercado angolano.