sábado, 6 de junho de 2009

Portugal e Espanha ou Espanha, Espanha, Espanha




Espanha é e deve continuar a ser uma das primeiras prioridades da política económica externa portuguesa independentemente dos perfis dos governos que liderarem os dois países ou até da crise económica que está a afectar, significativamente, as economias espanhola (depois de muitos anos de grande crescimento e expansão) e portuguesa. Senão vejamos alguns dados sobre a interdependência das duas economias tendo como referência o ano de 2008:
- As exportações espanholas para Portugal atingiram 16 545 milhões de Euros, segundo o INE - Instituto Nacional de Estatística de Espanha. As vendas portuguesas para Espanha ficaram-se pelos 9 216 milhões de Euros. Estes valores indicam um saldo desfavorável para Portugal de 7 329 milhões de Euros. Para outros países europeus de dimensão semelhante a Portugal, as exportações espanholas não têm o mesmo significado. Vejam-se os casos da da Bélgica (5 617 milhões de Euros), Suécia ( 1 641 milhões de Euros) ou Rep. Checa (1 445 milhões de Euros).
- As exportações espanholas para Portugal (16 545 milhões de Euros) são bastante superiores às vendas de Espanha para toda a América Latina (8 541 milhões de Euros) e não ficam muito longe do total das exportações espanholas paera todo o Continente Americano (17 885 milhões de Euros) - América do Norte (8 541 milhões de Euros), América Latina (9 079 milhões de Euros) e resto da América (265 milhões de Euros).
- Espanha foi o 1º cliente (27,2% do total) e o 1º fornecedor de Portugal (30,8% do total), enquanto Portugal foi o 3º cliente (8,7%) e o 9º fornecedor (3,3%) de Espanha.
- Ao nível da balança comercial de serviços, Espanha posicionou-se como o 2º mercado cliente dos serviços portugueses (a seguir ao Reino Unido), tendo absorvido 15,4% das vendas totais ao exterior, e foi o 1º fornecedor de serviços ao nosso país (25,2% das chegadas totais de serviços).
- Ao nível do investimento directo estrangeiro (IDE), Espanha foi o 4º maior investidor em Portugal (com 13,1% do total do IDE), depois de já ter ocupado o primeiro lugar em 2004. Segundo o Banco de Portugal, o montante do investimento directo espanhol em Portugal, em termos brutos, totalizou perto de 4.043 milhões de euros em 2008, evidenciando um acréscimo de 3,4% face ao ano anterior. Estima-se que operem em Portugal cerca de 1 200 empresas com capitais espanhóis.
- Por outro lado, enquanto destino do investimento português no exterior (IDPE), Espanha posicionou-se em 2º lugar no último ano (15,9% do total do IDPE). O investimento directo de Portugal em Espanha, segundo o Banco de Portugal, foi de 1.460 milhões de euros (-7,7% face a 2007). Segundo dados da AICEP existem actualmente 320 empresas portuguesas instaladas em Espanha.
- Em relação ao turismo, Espanha ocupa também uma posição preponderante como mercado emissor de turistas para Portugal. No período 2004-2008, o país vizinho manteve, em todos os anos, o 2º lugar no ranking dos principais mercados emissores. Em 2008, o número de hóspedes espanhóis na hotelaria global portuguesa atingiu 1,3 milhões (quota de 18,3% do total). Por seu lado, Espanha, com 3,1 milhões de dormidas (quota de 11,7%), ocupou o 3.º lugar no ranking das dormidas na hotelaria global.
Para além de outras justificações de ordem politica e estratégica, estes são elementos que não devemos negligenciar e que atestam a relevância do mercado espanhol para Portugal e vice-versa. Não nos devemos também esquecer que Portugal é uma prioridade estratégica para Espanha e o espaço natural, e nalguns casos inicial, de expansão internacional das empresas espanholas.