terça-feira, 1 de setembro de 2009

TAP está a ganhar a aposta feita nos mercados da Europa Central e Oriental

A aposta da TAP nos mercados da Europa Central e Oriental parece estar a alcançar bons resultados segundo esta notícia do Diário de Noticias e conforme havíamos aqui previsto no início desta operação.

No entanto, e até face a estes resultados, continuamos a defender uma maior aposta promocional do Turismo de Portugal e das Agências Regionais de Promoção Turística nos mercados da Europa Central e Oriental, nomeadamente na Polónia, Rússia, Rep. Checa e Hungria, face ao potencial de crescimento que apresentam, à necessidade de diversificação dos nossos principais mercados emissores e ao facto de possuírem actualmente ligações aéreas regulares e directas para Portugal, operadas através da TAP.

No 1º semestre de 2009, e de acordo com dados do INE, os 4 principais mercados emissores para Portugal da Europa Central e Oriental, tiveram o seguinte comportamento, em termos de número de hóspedes e dormidas:

Mercado – Nº Hóspedes – Posição enquanto mercado emissor para Portugal
Polónia – 31 638 (16º)
Rússia – 21 200 (20º)
Rep. Checa – 15 874 (21º)
Hungria – 7 501 (22º)


Mercado – Nº Dormidas – Posição enquanto mercado emissor para Portugal
Polónia – 120 593 (17º)
Rússia – 67 060 (19º)
Rep. Checa – 50 053 (21º)
Hungria – 22 646 (22º)

Fonte: INE (Portugal)