sábado, 7 de julho de 2012

Banco Interamericano de Desenvolvimento muda representação na Europa de Paris para Madrid


 

Depois de mais de 30 anos em Paris (França), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), instituição financeira multilateral de que Portugal também é accionista, mudou ontem a sede da sua representação na Europa para a cidade de Madrid (Espanha). Neste acto participaram o Presidente do Governo Espanhol, Mariano Rajoy, e o Presidente do BID,   Luis Alberto Moreno, e constitui, sem dúvida, uma importante vitória diplomática para as autoridades espanholas.

O BID foi criado em 1959, tem sede em Washington, conta 48 países membros, emprega cerca de 2 000 colaboradores e é a principal fonte de financiamento multilateral na América Latina. Por sua vez, a América Latina é a principal região de destino do investimento directo espanhol no exterior.

No caso de Portugal, o BID ainda é pouco conhecida por parte da maioria das empresas portuguesas, apesar dos esforços que nos últimos anos as entidades oficiais nacionais têm vindo a realizar na divulgação das oportunidades de negócios existentes neste tipo de instituições. Esta nova localização europeia do BID  e o crescente interesse das empresas portuguesas por alguns países da América Latina, nomeadamente pelo Brasil, Argentina, Chile, Venezuela, Perú, México e Colômbia, são factores que poderão vir a estimular uma abordagem mais regular e sustentada desta entidade por parte do tecido empresarial nacional.