quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Start-Up: Chile, USA e Espanha


O Programa Start-Up Chile é um caso de sucesso internacional ao nível das políticas públicas de apoio ao empreendorismo. Esta iniciativa liderada pelo Ministério da Economia do Chile, em colaboração com entidades privadas, tem por objectivo "...attract early stage, high-potential entrepreneurs to bootstrap their startups in Chile, using it as a platform to go global. The end goal of the accelerator program is to convert Chile into the definitive innovation and entrepreneurial hub of Latin America".
Depois do sucesso alcançado pelo Start-Up Chile, esta experiência foi replicada nos EUA, envolvendo o governo federal e um conjunto de grandes empresas norte-americanas com o objectivo de coordenar os esforços das várias entidades norte-americanas envolvidas no apoio ao empreendorismo. Agora, chegou também a vez de Espanha aprofundar este assunto! Com efeito, as autoridades espanholas constataram a existência de mais de 2 500 plataformas dedicadas ao empreendorismo, mas que apresentam algumas dificuldades de funcionamento e de coordenação  e também deficiências e debilidades ao nível do estabelecimento de alianças estratégicas com o tecido empresarial e com entidades públicas. Por isso, um conjunto de empreendedores espanhóis, com o apoio da Esade Business School, pretende agora alterar este estado de coisas com o desenvolvimento de um programa designado por Start-Up Espanha que permita criar as condições para uma maior eficiência nos sistemas de apoio ao empreendorismo e para o aumento da iniciativa empresarial privada. Com este objectivo, vai realizar-se no próximo dia 30 de Novembro, em Madrid, na Fundação Rafael del Pino, um encontro sobre este assunto que decerto vai marcar a agenda e a reflexão sobre os desafios das plataformas de empreendorismo existentes em Espanha. Como curiosidade, este encontro vai ter o seguinte programa:

17h30 Bienvenida

María del Pino, Presidenta de la Fundación Rafael del Pino

Eugenia Bieto, Directora General de ESADE


17h45 Introducción

Luisa Alemany, Profesora y Directora del Instituto de Iniciativa Emprendedora de ESADE


18h00 Mesa redonda “Emprendedores europeos y americanos en España. ¿Por qué elegimos España para nuestros proyectos? ¿Qué debería hacer España para generar atracción más allá de sus fronteras?

Moderador:
Javier Santiso, Director de ESADE Center for Global Economy and Geopolitics (ESADEgeo) y Profesor de ESADE

Intervienen:

Francois Derbaix , Fundador y CEO de Toprural (Bélgica)

Niklas Gustafson, Fundador y CEO de conZumo (Suecia)

Michael Kleindl, Fundador y Presidente de Plenummedia (Alemania); Fundador de Smartclip (Alemania)

Ana María Llopis, Fundadora y CEO de Ideas4all (Venezuela y España)

Bernhard Niesner , Co-Fundador y CEO de Busuu (Austria)

Joshua Novick, Fundador y CEO de Antevenio (Estados Unidos)

Iván Retzignac, Fundador y CEO de MedicAnimal (Francia y Estados Unidos)

19h15 Mesa redonda “Conclusiones para la mejora de las políticas en el ámbito emprendedor”

Moderador:
Marcel Planellas, Secretario General y Profesor de ESADE y Coordinador del Grupo de Investigación en Iniciativa Emprendedora (GRIE)

Intervienen:

José Cerdán, CEO de Acens (España)

Jesús Encinar, Fundador y CEO de idealista.com (España)

Gustavo García, Fundador y CEO de BuyVip (España)

Sobre este tema políticas públicas de apoio ao empreendorismo vale a pena também a leitura de uma obra recente e já incontornável nesta área: "Start-up Nation: The Story of Israel's Economic Miracle".