terça-feira, 6 de setembro de 2011

Unido faz diagnóstico do ambiente de negócios em Cabo Verde




A UNIDO, organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, em colaboração com as autoridades cabo-verdeanas, realizaram recentemente um estudo sobre o ambiente de negócios em Cabo Verde. Com este trabalho pretendeu-se fazer um diagnóstico do actual ambiente de negócios no país e apresentar propostas que permitam aumentar a competitividades do sector privado de Cabo Verde de acordo com as sugestões e recomendações apresentadas por empresários, associações empresariais, ordens profissionais, instituições publicas e lideres de opinião locais. Entre os vários problemas identificados contam-se as debilidades existentes ao nivel dos transportes, qualificação da mão-de-obra, fornecimento de electricidade, acesso ao crédito, concorrência desleal,   regulação e fiscalização e da justiça e administração pública.
Um estudo bastante pertinente e esclarecedor e de grande utilidade (também) para os potenciais investidores em Cabo Verde.

P.S. - Jorge Carlos Fonseca é o novo Presidente da República de Cabo Verde, na sequência da vitória alcançada na 2ª volta das eleições presidenciais. Uma vitória que vai obrigar a uma coabitação entre o governo, apoiado pelo PAICV, e o Presidente da República, que foi apoiado pelo MPD, e que terá certamente também consequências internas ao nivel do próprio PAICV que viu os candidatos oriundos das suas fileiras serem derrotados nestas eleições.