A Austrade – Australian Trade Comission é o organismo australiano congénere da Aicep - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. Tem como principais funções a promoção das exportações, captação de investimento estrangeiro e também a prestação de serviços consulares em alguns países. No entanto, e mais recentemente, o governo de Camberra atribuiu a esta agência pública uma nova função: a promoção internacional do sistema educativo australiano. Ou seja, constitui uma função estratégica dos serviços económicos e comerciais das embaixadas da Austrália no mundo a promoção do “Study in Austrália", sinal da importância desta actividade para a economia e para a promoção da imagem externa do país. Para o efeito, criou uma web page dedicada a este assunto, contemplando uma versão em língua portuguesa, e o número de estudantes de determinado país que estudam na Austrália é devidamente sinalizado quando, por exemplo, se justifica a abertura de determinada delegação externa da Austrade, como aconteceu há dias com a Colômbia. Um facto que deveria merecer alguma reflexão em Portugal numa altura em que se continua a discutir a importância do valor económico da língua portuguesa e as estratégias de internacionalização das nossas universidades.
PS - Veja também aqui este "paper" de Caitlin Byrne e Rebecca Hall designado "Australia's International Education As Public Diplomacy: Soft Power Potential", publicado pelo "The Clingendael Institute" (Holanda).