quarta-feira, 13 de julho de 2011

"Emerging Powers in Africa", de David H. Shinn - Uma visão americana dos (novos) actores externos do Continente Africano



David H. Shinn é professor de "International Affairs" na The George Washington University, tem um PhD pela mesma universidade, e foi Embaixador dos EUA no Burkina Faso (1987-90) e na Etiópia (1996-99).
Na sequência de uma intervenção que realizou, a 15 de Junho de 2011, no "Africa Center for Strategic Studies" do "National Defense University", em Washington, elaborou um "paper" designado "Emerging Powers in Africa" que considero de leitura obrigatória para quem pretender acompanhar com atenção a evolução económica e politica em África, e particularmente as suas condicionantes e actores externos. Como potências emergentes em África, o Embaixador Shinn aponta a China, Índia, Brasil, Rússia, Turquia e alguns países do Golfo Pérsico, Cuba e Vietname. As razões destas escolhas são apresentadas de uma forma muito clara e com uma argumentação bastante sólida, rigorosa e bem fundamentada.


P.S. - Veja aqui a versão em português do paper "Emerging Powers in Africa".