quarta-feira, 7 de abril de 2010

"Vinhos de Portugal/Wines of Portugal" reforçam posição nos mercados internacionais


Os vinhos continuam a afirmar-se como um dos sectores da oferta nacional com maior dinamismo, protagonismo e sucesso nos mercados internacionais.
No passado dia 01 de Abril, a ViniPortugal, associação interprofissional que tem como objectivo a promoção dos vinhos, aguardentes e vinagres portugueses no mercado interno e num conjunto seleccionado de mercados externos, realizou, em Nova Iorque, uma importante prova de vinhos que contou com a presença de cerca de 750 pessoas ligadas ao sector e que tiveram a oportunidade de degustar vinhos de 52 produtores nacionais. Um grande evento, com uma enorme adesão, num dos mercados mais competitivos do mundo para o sector dos vinhos.
Também o governo português, através do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, está a dar especial atenção à promoção internacional dos vinhos portugueses, tendo lançado recentemente a marca global ("umbrella") Vinhos de Portugal/Wines of Portugal, com o  objectivo de aumentar a percepção e a notoriedade dos vinhos portugueses no exterior- e disponibilizado uma verba  de 75 milhões de euros, para o periodo de 2009-2013, para a realização de acções de promoção e divulgação nos mercados externos.
O projecto da marca Vinhos de Portugal/Wines of Portugal foi precedido de vários estudos de opinião junto dos consumidores de vinhos do Reino Unido e EUA e irá ser executado pelas diversas entidades deste sector sendo de destacar, pela sua relevância, o papel que vai ser desempenhado pela ViniPortugal, IVDP (Instituto dos Vinhos do Douro e Porto) e CVR's (Comissões Vitivinicolas Regionais).