sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Programa do PSD para as próximas eleições legislativas na área da internacionalização das empresas

Depois do PS, foi agora a vez do PSD anunciar o seu programa eleitoral para as próximas eleições legislativas. Tal como o PS, o PSD apresenta também um conjunto de propostas para a área da internacionalização da economia e das empresas que se apresentam de seguida:


pp. 7/8 do Programa

" O novo modelo económico tem de assentar prioritariamente nas exportações e no investimento privado, nacional e estrangeiro, substituindo a actual prioridade baseada no consumo, privado e
público, e no investimento público.

....

O Estado tem de criar condições de confiança, favoráveis ao investimento e às exportações.

Só através do aumento das exportações (ou da produção de bens que substituam as importações) conseguiremos diminuir o crescente endividamento do País, que a prazo pode ter
consequências muito graves. Só assim conseguiremos voltar a crescer e a convergir com a União Europeia. É necessária uma política económica de apoio aos sectores de bens transaccionáveis.

….

Promover directamente as exportações e apoiar a sua diversificação, nos mercados e nos produtos.

Apoiaremos designadamente a modernização e a internacionalização das empresas portuguesas, tanto quanto possível, através de políticas transversais ou de políticas dirigidas prioritariamente a empresas exportadoras.

….

Dar orientação à CGD para reforçar a sua actuação no financiamento das PME exportadoras.

Reforçar o crédito fiscal ao investimento para PME exportadoras (passando a corresponder a 50% do investimento).

Dinamizar o capital de risco para as PME exportadoras.

pp. 28 do Programa

Apoiaremos a continuação de cidadãos portugueses que exercem altos cargos da União Europeia e de outras instituições internacionais.

.....


Recolocaremos o espaço lusófono como área essencial e prioritária da nossa política externa, invertendo a perda de relevância registada nos últimos anos.

….

Renovaremos e aprofundaremos os vínculos bilaterais com os países lusófonos, dando grande prioridade ao Brasil, país que se assume como enorme oportunidade para Portugal numa época em que ascende à condição de grande potência mundial.

Reforçaremos a importância da política de cooperação, com especial destaque para a promoção do ensino da Língua Portuguesa e com maior interligação entre as vertentes cultural e económica no relacionamento bilateral e multilateral.

…….

Apostaremos fortemente numa diplomacia económica destinada a apoiar a internacionalização das empresas portuguesas, em ordem a:
a) Diversificar os mercados das nossas exportações, através do apoio às exportações para as regiões que se apresentam como novas oportunidades (Magreb, América Latina e Médio Oriente);

b) Fortalecer a relação com os parceiros comerciais com que temos maiores défices comerciais;

c) Fomentar a venda os produtos e serviços transaccionáveis capazes de concorrer na economia global;

d) Levar a cabo o rebranding da imagem de Portugal, adicionando à imagem de destino turístico a de País de bens e serviços de qualidade.


pp. 29 do Programa

Estimularemos a iniciativa empresarial nas Comunidades Portuguesas em ligação a Portugal e entre Comunidades, numa rede de empresários lusófonos."