Segundo o jornal El País, citando um artigo da revista Forbes intitulado “International Invasion”, os bancos espanhóis estão a “invadir” os EUA, apesar da crise económica que atravessa a economia do país vizinho. E dá como exemplo as recentes aquisições realizadas no mercado norte-americano pelo Banco Sabadell e Caja Madrid e também o nível de prioridade que o BBVA está a dar a este país na sua estratégia de expansão internacional.
Conscientes da importância do mercado dos EUA para a economia e para as empresas espanholas, o Icex – Instituto Espanhol do Comércio Externo está a implementar no mercado norte-americano, a par de outros mercados considerados de actuação prioritária, um programa integrado de internacionalização empresarial, designado por “Plan Integrale de Desarrollo de Mercado (PIDM)”, que prevê a realização de um conjunto muito vasto de acções de promoção das exportações, investimento estrangeiro e imagem/marca país.
Entre os principais pontos fortes da banca espanhola no mercado norte-americano face a outros concorrentes internacionais, são apontadas as vantagens competitivas de natureza linguística e cultural, principalmente no sudeste dos EUA onde vive a maioria da comunidade latina deste país (cf. quadro acima apresentado).
Conscientes da importância do mercado dos EUA para a economia e para as empresas espanholas, o Icex – Instituto Espanhol do Comércio Externo está a implementar no mercado norte-americano, a par de outros mercados considerados de actuação prioritária, um programa integrado de internacionalização empresarial, designado por “Plan Integrale de Desarrollo de Mercado (PIDM)”, que prevê a realização de um conjunto muito vasto de acções de promoção das exportações, investimento estrangeiro e imagem/marca país.