Este artigo da The Economist chama a atenção para a relação entre a modernização tecnológica na área das telecomunicações e o desenvolvimento do "business process outsourcing (BPO)" em África, e nomeadamente no Quénia. No caso particular deste país da Costa Oriental africana, os investimentos na área da fibra óptica vão permitir a amplicação da actual oferta de "call centres", a criação de cerca de 120 000 novos postos de trabalho até 2020, segundo estimativas do governo local, para além de trazerem outros efeitos indutores bastante positivos para o resto da economia. No contexto africano, merecem especial destaque os investimentos realizados nos últimos anos na área dos "call centres" em países como a África do Sul, Egipto, Ghana, Senegal, Tunisia e Marrocos - no caso destes três últimos países prestando serviços a empresas sediadas, principalmente, em França ("offshore outsourcing") - e até mesmo em Cabo Verde que é normalmente utilizado como plataforma de "outsourcing" para algumas firmas e entidades portuguesas. Veja aqui o post sobre o estudo "Global Services Location Index 2009" da AT Kearney e aqui um trabalho recente realizado pela empresa de consultadoria alemã IT Consult Gmbh para o CDE - Centre for Development of Enterprise sobre "The strategy for the offshoring of business processes (Business Process Offshoring) between European and African SMEs".