segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Itaú Unibanco - Conselho Consultivo para a Internacionalização

O Itaú Unibanco, um dos mais importantes grupos bancários brasileiros, criou um Conselho Consultivo Internacional, liderado pelo ex-ministro da Fazenda brasileiro, Pedro Malan, que tem por objectivo auxiliar e apoiar esta instituição bancária no seu processo de internacionalização. Na opinião de Pedro Malan, o aumento da presença de empresas brasileiras no exterior (as chamadas "multinacionais verde amarelas") criam oportunidades claras de negócios que deverão ser aproveitadas pelo Itaú Unibanco.
O Conselho Consultivo Internacional do Itaú Unibanco será, numa primeira fase, constituido por 10 elementos: o economista André Lara Resende, um dos criadores do Plano Real; o presidente da Renault Nissan, Carlos Ghosn; o ex-presidente do banco de investimentos Merrill Lynch e do Banco de Israel, Jacob Frenkel; o sócio da AmBev e da AB-InBev, Marcel Telles; o ex-secretário da Fazenda do México Pedro Aspe; o ex-economista chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Raghuram Rajan; o ex-presidente do McDonald's na América Latina, Woods Staton; além dos presidentes executivo e do conselho de administração do Itaú Unibanco, Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles.
Por cá, e ao nível do sector público, o Ministro da Economia e das Finanças anunciou recentemente a criação de um Conselho Coordenador da Internacionalização, que será presidido por Francisco Van Zeller, Presidente da Confederação da Industria Portuguesa. Aguarda-se a restante composição deste órgão. A acompanhar!