No próximo dia 23 de Setembro, a multinacional Procter & Gamble vai inaugurar em Aleksandrów Łódzki, Polónia, mais um projecto de investimento, desta vez uma unidade industrial de produtos de cosmética, que empregará 300 trabalhadores e que custou cerca de 50 milhões de USD. Trata-se do 3º projecto empresarial relevante desta multinacional no mercado polaco, depois dos investimentos realizados na unidade industrial de Targówek (Varsóvia) e da implantação, em Lodz, da maior fábrica do mundo de lâminas para barbear da marca Gillete que emprega actualmente 3 200 trabalhadores e que custou 500 milhões de USD. Ou seja, apesar da crise económica e financeira internacional e das dificuldades que estão a passar algumas das economias da Europa Central e Oriental, a Polónia continua a ser um mercado muito competitivo e atractivo ao nível da captação de investimento directo estrangeiro (IDE), sobretudo face aos mercados da Europa do Sul, nomeadamente Portugal e Espanha. Aliás, em 20.05.2004, numa entrevista concedida ao Semanário Económico, o economista e Prémio Nobel Paul Krugman já alertava para o impacto do alargamento da União Europeia na economia portuguesa e apontava a Polónia como o principal concorrente de Portugal na captação de IDE.