segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ministro da Economia alemão faz importantes declarações sobre a situação económica portuguesa

Foto: Getty Images
O “super-ministro” alemão da Economia e da Tecnologia, Rainer Bruederle, fez escala em Lisboa, na passada Sexta-feira, vindo de uma visita oficial ao Brasil, onde esteve acompanhado por um numeroso grupo de empresários e jornalistas, e encontrou-se no aeroporto da Portela com o seu homólogo português, José António Vieira da Silva.
Foi um encontro muito importante e frutuoso, realizado antes das decisões deste fim-de-semana da União Europeia e do FMI sobre o “dossier” grego, e que serviu para discutir, entre outros assuntos, a situação económica portuguesa e da zona Euro.
No final desta reunião informal, Rainer Bruederle, proferiu um conjunto de declarações bastante relevantes e significativas aos representantes da imprensa portuguesa e alemã presentes nesta ocasião. O Ministro alemão referiu que (i) a situação económica portuguesa não pode ser comparada com a da Grécia; (ii) que  o Governo português lançou um programa (PEC) corajoso em relação ao qual conversou pormenorizadamente com o seu homólogo português; (iii) e que a União Europeia deverá tentar chegar a entendimentos, o mais alargados possiveis, sobre a melhor solução para a dificil “situação grega”.
Este encontro, onde se constatou uma forte empatia pessoal entre os dois ministros, mereceu destaque por parte dos "media" internacionais, nomeadamente da imprensa em língua alemã e também do  Wall Street Journal Reuters, Nasdaq,   Le Parisien, entre outros.