quarta-feira, 30 de maio de 2012

II Cumbre de Internacionalización: apresentadas propostas para melhorar a competitividade externa das empresas espanholas


No passado dia 24 de Maio,  a "Asociación de Marcas Renombradas Españolas" organizou juntamente com  o "Club de Exportadores e Inversores Españoles" e a  "Asociación Española de Directivos",  a "II Cumbre Empresarial de Internacionalización", num acto que foi presidido pelo Príncipe das Astúrias.

Um documento que, na opinião dos seus autores, pretende ".....Por una parte llamar la atención a la sociedad española, al Gobierno y a los partidos políticos sobre el papel crucial que puede y debe jugar el sector exterior en la superación de la profunda crisis económica en la que estamos inmersos. En segundo lugar, resaltar la necesidad de que se adopte una política de Estado para potenciar la competitividad internacional de nuestras empresas y de nuestro capital humano. Para que el sector exterior de la economía española aporte soluciones a los problemas económicos del país, es necesario que se instrumenten políticas económicas, presupuestarias y regulatorias que afronten los problemas que aquejan las empresas en su actividad exterior y posibiliten el crecimiento de la actividad internacional empresarial."

As referidas propostas foram agrupadas em três grandes áreas - medidas financeiras e fiscais, medidas comerciais e de imagem e medidas relacionadas com a gestão do talento e das pessoas - que por sua vez se desenvolvem em sete eixos estratégicos:

1. Colaboração entre o sector público e o sector privado.

2. Segmentação das empresas exportadoras por dimensão e fase do seu processo de internacionalização.

3. Enquadramento fiscal favorável à competitividade e a internacionalização das empresas e dos seus gestores.

4. Disponibilidade de recursos financeiros para a internacionalização.

5. Aposta na internacionalização com marca.

6. Promoção e defesa da imagem país.

7. Gerir o talento e contar com as equipas adequadas.

As propostas parecem-me bastante ajustadas à actual realidade económica e empresarial espanhola e às principais tendências da economia e dos mercados internacionais! Cabe agora aos empresários e às várias entidades públicas e privadas espanholas (governo, associações empresariais, câmaras de comércio, bancos, seguradoras, organismos de promoção do investimento e das exportações, entre outras)  envolvidas nesta área a rápida implementação deste plano de acção.