No inicio deste ano, a imprensa portuguesa dava conta do interesse de várias companhias de aviação estrangeiras na privatização da Tap Air Portugal. Uma das empresas de que se falava era a Qatar Airways, companhia de bandeira do Qatar. Na altura referia-se que "a TAP é muito interessante para a Qatar Airways, já que não tem parcerias nem na Star Aliance, nem na Oneworld, e quer posicionar-se no mapa global...além de que o Qatar tem as maiores reservas de gás do mundo, é muito rico em petróleo e há grandes ligações no Brasil na área do gás. É óbvio que precisa de ligações massivas ao Brasil, logo, uma companhia com mais de 70 ligações semanais para aquele país, como a TAP, torna-se atractiva". Por motivos vários, a privatização da TAP ainda não avançou, mas a Qatar Airways deu um passo em frente e, de acordo com a imprensa espanhola, estará nesta altura a negociar a aquisição de 49% do capital da companhia espanhola de aviação Spanair que atravessa grandes dificuldades financeiras. Com esta aquisição, e segundo a mesma fonte, a Qatar Airways pretende converter o aeroporto de Barcelona num "hub" (centro de distribuição de voos) para a América Latina e Costa Leste dos EUA, entrando assim em concorrência directa com as operações da TAP Air Portugal para as referidas zonas geográficas. A concretizar-se a referida aquisição quais vão ser as consequências para o futuro da Tap Air Portugal?