A cidade de Madrid pretende ficar “más cerca (mais próxima) ” dos EUA, seguindo uma tendência geral de aproximação económica a este país por parte do governo central e de algumas comunidades autónomas espanholas.
Com o referido objectivo, o “alcalde” de Madrid, Alberto Ruiz-Gallardón, apresentou este mês um plano de 77 medidas para incrementar as relações comerciais e turísticas com os EUA. Das iniciativas preconizadas no plano do “município” de Madrid, destacam-se as seguintes: aumentar a atractividade da cidade de modo a permitir a instalação de um maior número de empresas norte-americanass; facilitar a internacionalização das empresas madrilenas mais dinâmicas para o mercado norte-americano; criar novas ligações aéreas; desenvolver parcerias com cidades norte-americanas, à semelhança do que já efectuaram com a cidade de Nova York; promover novos segmentos turísticos; criar novos produtos de atracção turística direccionados para o referido país; aumentar os períodos de estadia e os gastos dos turistas; entre outros.
Refira-se que neste momento as empresas com capitais norte-americanos já representam cerca de 7% do PIB espanhol. Destas empresas, cerca de metade estão localizadas na cidade de Madrid, proporcionando perto de 90 000 postos de trabalho, sendo também Madrid o principal destino urbano para os turistas norte-americanos.