quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Futre e os turistas chineses


Foto: The Economist

A importância do mercado chinês como emissor de turistas para Portugal foi mediatizado nos últimos tempos pela intervenção de Paulo Futre durante a última campanha eleitoral para a Direcção do Sporting Clube de Portugal. Nesta, como em outras áreas, o mercado chinês apresenta várias potencialidades que têm sido acompanhadas, com mais ou menos atenção, pelos operadores turísticos e por alguns sectores do tecido empresarial português.
Quem não perde tempo em relação a este assunto parece ser o governo espanhol. No inicio desta semana, o Ministro espanhol da Industria, Turismo e Comércio, Miguel Sebastián, lançou, em Pequim, o "Plan Turismo China". Com este Plano pretendem captar cerca de 1 milhão de turistas chineses no ano 2020 e para atingirem esse objectivo lançaram um conjunto de medidas muito concretas, como sejam (i) uma maior simplificação e agilidade na emissão de vistos turísticos para cidadãos chineses (medida já implementada com sucesso no mercado russo); (ii) a promoção do aumento das ligações aéreas da China para Espanha (das actuais 9 para cerca de 50 ligações semanais em 2020); (iii) a aposta na formação em Espanha de quadros do sector turístico chinês; (iv) e o lançamento de campanhas anuais de promoção turística do destino Espanha na China.
Paulo Futre percebeu, com certeza, que segundo a Organização Mundial de Turismo, a China vai ser, em 2020, o principal mercado mundial emissor de turistas com cerca de 100 milhões de turistas/ano.