Numa altura de forte contracção económica e de necessidade de diversificação de mercados, o Reino Unido está a constituir um dos mercados da aposta para a internacionalização das PME’s espanholas. As empresas estão a aproveitar a baixa cotação da moeda britânica, o elevado poder de compra do consumidor, a redução de preços no sector imobiliário e o facto de Londres ser considerada, em alguns sectores, uma “montra mundial” para efectuarem investimentos neste mercado, sobretudo na área comercial. Assim, marcas a Tous, Neck&Neck, Worlwide Retail, Watergun, Actualize, Pasaje del Terror e Desigual estão a instalar-se no Reino Unido, e nomeadamente em Londres, abrindo lojas nas principais zonas comerciais e consolidando a presença empresarial espanhola, iniciada, em meados de 2004, por grandes grupos económicos como o Santander, Telefónica, Ferrovial, FCC e Iberdrola (veja aqui a noticia hoje publicada sobre o interesse do Santander em reforçar a aposta neste mercado).
No caso de Portugal, estarão as PME’s nacionais a acompanhar esta tendência e a identificar as oportunidades que estão actualmente a surgir no mercado britânico?