sábado, 26 de novembro de 2022

Países Baixos - 40% dos estudantes universitários a frequentarem o 1º ano são estrangeiros (2021/22)


De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas dos Países Baixos (CBS), no ano letivo de 2021/22, cerca de 115 000 estudantes a estudarem em universidades neerlandesas são estrangeiros. Os estudantes estrangeiros representam cerca de 40% dos estudantes de 1º ano nas universidades dos Países Baixos. Destes estudantes, 76% são oriundos do Continente Europeu. Cerca de 1/5 do total estudantes internacionais são alemães (24 500 estudantes). Do Continente Asiático estão inscritos 19 600 estudantes, com destaque para os originários da China (mais de 5 000 estudantes) e da India (mais de 3 mil estudantes). 

De acordo com diversas fontes, são várias as razões que levam estes estudantes a optarem por estudar nos Países Baixos; (i) um grande número de cursos ministrados em língua inglesa; (ii) a qualidade do ensino e da investigação realizada nestes estabelecimentos de ensino; (iii) um valor de propinas muito competitivo, face ao que se verifica em outros países europeus; (iv) as oportunidades profissionais e de criação de emprego/empresas ("startups") numa das mais dinâmicas e competitivas economias europeias; (v) e a qualidade de vida que o país oferece aos seus residentes. Também já é muito relevante  a quantidade de alunos portugueses a estudarem nos Países Baixos, nos níveis de licenciatura, mestrado e doutoramento, ou a fazerem investigação em universidades neerlandesas.

Esta atratividade do sistema universitário neerlandês e a capacidade que tem tido para produzir conhecimento, para reter talento, para estabelecer parcerias internacionais e para criar relações de grande proximidade com ecossistemas empresariais e sociais, parece-nos um excelente caso para estudo e reflexão por parte de outras universidades e instituições estrangeiras vocacionadas para promover e incrementar as relações entre universidades, empresas e outras organizações da sociedade civil.