A FNAC, cadeia francesa de
produtos e bens culturais, está a reforçar sua expansão internacional. Na Europa esta empresa já possui estabelecimentos na
Bélgica, Espanha, Portugal e Suíça, depois de há cerca de 3 anos ter
encerrado as suas operações na Grécia. Na América, dispõe de 12 lojas no
Brasil. Em
África, e depois do investimento realizado em Marrocos, a FNAC decidiu
agora realizar uma nova aposta na Costa do Marfim,a primeira na África
Subsariana, em parceria com um grupo empresarial local.
A aposta que esta empresa francesa faz no mercado da Costa do Marfim é
justificada pelo facto da situação política do país ter “estabilizado”, mas
também por se tratar de um país com grande potencial económico e que integra o
grupo de países africanos francófonos. Mas não é apenas a FNAC que
mostra interesse pela Costa do Marfim. Outros grandes grupos
internacionais estão também a implantar-se neste mercado da Costa Ocidental Africana,
como pode ver aqui. E para além das razões já apresentadas pela FNAC, outros investidores consideram também que o regresso do Banco Africano de Desenvolvimento à sua sede em Abidjan, depois de ter estado "deslocalizado" durante 11 anos em Tunis, constitui "per si" um forte sinal de confiança no país e até de abertura para a realização de negócios.