Tendências, estratégias e negócios em mercados internacionais. Globalização, comércio e investimento internacional. Desenvolvimento e cooperação internacional. E outras coisas mais.
quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Economic Seminar “A Blue Connection Portugal & The Netherlands”, December 10, Amsterdam, The Netherlands, organised by AICEP and NML
"O Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, irá realizar uma Visita de Estado aos Países Baixos entre os dias 9 e 11 de dezembro, a convite de Suas Majestades o Rei Willem-Alexander e a Rainha Máxima, com vista a dinamizar o histórico e estreito relacionamento de amizade entre os dois países e promover as relações bilaterais a nível político, cultural e económico.
Como parte integrante do programa da visita, irá decorrer no dia 10 de dezembro de 2024, em Amesterdão, um Seminário Económico designado A Blue Connection - Portugal & The Netherlands, organizado pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e o Nederland Maritiem Land (NML), o cluster marítimo neerlandês.
A combinação de fatores geográficos, históricos, infraestruturais e políticas faz dos Países Baixos uma referência global a nível da economia azul em geral e para a proteção costeira, gestão dos recursos marinhos, atividades portuárias, construção naval e energias renováveis, em particular.
Por sua vez, Portugal destaca-se na economia azul pela sua extensa zona económica exclusiva, expertise em inovação marítima e sólido compromisso com as energias renováveis oceânicas, aquicultura, investigação marinha e preservação dos recursos marinhos.
A complementaridade entre as economias marítimas de Portugal e dos Países Baixos cria um ambiente propício para a cooperação empresarial e científica, com vista a fomentar a inovação e criar soluções sustentáveis que impulsionem o crescimento económico e a atração de investimentos para ambos os países.
Fileiras/Setores em destaque:
O Seminário irá centrar-se no setor da Economia Azul, âmbito em que tanto Portugal como os Países Baixos possuem relevantes competências e tradição, abrangendo temas relacionados com energias renováveis offshore, atividades portuárias, construção naval e manutenção, biotecnologia marítima e observação oceânica.
Programa:
O Seminário terá lugar na tarde do dia 10 de dezembro e incluirá três painéis de discussão com várias entidades de alto nível e líderes empresariais de ambos os países, que discutirão as principais tendências, políticas e oportunidades no setor da Economia Azul. O evento culminará com uma sessão de networking de forma a possibilitar o contacto direto entre todos os participantes com o objetivo de promover negócios e parcerias entre empresas e entidades portuguesas e neerlandesas.
No dia 11 de dezembro, estão também programadas visitas (opcionais) ao Porto de Roterdão, um dos maiores e mais avançados portos da Europa, e à Deltares, instituição de relevo mundial ao nível da gestão costeira, transição energética, mudanças climáticas e gestão de risco de inundações.
Destinatários:
O Seminário destina-se a empresas e entidades portuguesas e neerlandesas (clusters, associações empresariais, centros de I&D, universidades, entre outras) com intervenção na fileira da Economia Azul".